sábado, 8 de maio de 2010

City Tour por Estambul




Nesta foto, estou na área interna da Mesquita de Sultanamet ou, segundo os europeus: Mesquita Azul.

 

Algo do que aprendi ouvindo nosso guia Bora Göktepe:
A língua oficial é o turco. A Turquia não é país árabe. As mulheres totalmente cobertas de negro que se vê não são turcas, são árabes. As turcas só cobrem a cabeça.
A população é mussulmana, a religião é Islã. Possui 2500 mesquitas, 116 igrejas e também sinagogas. 99% da população é de mussulmanos.
Quanto às leis é como os demais países europeus. Não há pena capital.
O regime é Democracia com eleição a cada 5 anos para presidente e parlamento. O presidente só pode ser eleito uma vez por toda a vida. Há 550 escâneos (deputados). Ninguém pode trabalhar em governo com algo que simbolize religião.

História

Nomes da cidade até se chamar Estambul: 
                              Bizâncio                             
                              Constantinopla (cidade de Constantino)
                              Nova Roma
                              Estambul

A República da Turquia teve sua origem no Império Otomano - região de Anatólia. e este teve início a partir de 1299 (século 11), quando dominaram as terras, até então do Império Bizantino e difundiram a religião mussulmana. O Império Otomano passou por longos períodos de  ascensão entre 1302 e 1453, expansão e apogeu entre 1453 e 1566 e dissolução entre 1908 e 1922. O termo otomano vem do nome Osman ( Uthman em árabe) o chefe turco que transformou as tribos nômades em uma dinastia imperial.

Religiosamente, a mesquita mais importante é a Mesquita Azul, construída em homenagem a Sultan Ahmet, entre 1609 e 1616.
A Mesquita Azul, possui 6 minaretes (aquelas torres que ladeiam a construção)  e é a única que possui tantos. Há 260 janelas. Não lembro se Bora falou sobre a quantidade de lâmpadas, mas são milhares. Os azulejos que revestem as paredes - 20.000 - pintados a mão, têm a cor azul predominando, o que justifica o nome dado pelos europeus.



No interior da mesma, é separado o espaço para os fiéis (na foto há um deles em oração) e o espaço para turistas (onde Otaviano se encontra),   
                                               
 
Fora do espaço onde os fiéis mussulmanos fazem suas orações, porém dentro do templo todos observamos as manifestações religiosas e a beleza e paz da Mesquita. É gigantesca!
Só se entra descalço. Têm saquinhos plásticos para levarmos os calçados. Há um tapete em arraiolo, maravilhoso, imenso que cobre todo o piso, tão grande que é impossível calcular a sua área. Cobre o chão todo e é tão macio que fica prazeroso caminhar descalço sobre ele. Acima só se vê um pequeno detalhe. A outra foto mostra parte do teto. 






Dentro da Mesquita Azul, nos encontramos com um casal de marroquinos, simpáticos que quiseram fotos e filmagem com dois brasileiros. Na filmagem a única coisa que compreendemos do que ele dizia é que éramos do Brasil. (rs.)


Abaixo,  destaca-se parte das ruinas de Sante Sofia várias vezes destruida e reconstruída. 

Aprendemos que, nos últimos 37 anos, a Turquia saiu da pobreza para recuperação incrível. O governo investiu na educação dos jovens e no patriotismo: incentivou os estudantes a se especializarem em universidades dos Estados Unidos e Europa com a condição que voltassem e aplicassem os conhecimentos no país. Há um investimento incrível em novas moradias a baixo custo, na energia eólica, na agricultura ( olivos) e na industrialização do mármore. Deu certo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário