sábado, 8 de maio de 2010

Com o guia Bora



Bora informa sobre a história e os espaços internos do palácio que visitaremos sem ele, por uma hora.


Bora, nascido na Turquia, é muito competente, humano e alegre. Valeu tê-lo como colega de viagem. Expressou-se em com muita clareza em espanhol e português e foi fácil compreender o que ele explicava.

Aliás, foi uma surpresa agradável o convívio com os turcos. Apesar da diferença na linguagem conseguimos nos comunicar. Além dos jogadores brasileiros como Ronaldinho, conhecem Roberto Carlos e sua música.

Um fato curioso é que, no primeiro dia, saímos a procurar um lugar onde nos alimentarmos. Ainda não estávamos integrados a nenhum grupo e o guia que nos buscou no aeroporto, após nos orientar a respeito de horários e passeios do dia seguinte, deixou-nos no hotel, pensando que gostaríamos de descansar.

Com o cartão do hotel em mãos, percorremos ruas adjacentes, curiosos com a hospitalidade, o sorriso, a disponibilidade por se fazerem entender das pessoas do comércio local. Observamos alguns espaços - diferentes, mas comparáveis a nossos barzinhos. Nas mesas, em vez de bebida, havia tabuleiros com jogos que os homens jogavam concentrados. Não se via mulheres. Alguns dançavam do lado de fora, passos interessantes de se observar.

Quando decidimos voltar, quase anoitecendo, percebemos que não compreendíamos os nomes nas placas indicativas das ruas e que a pequena planta no cartão não nos orientava.  Pedimos orientação a um rapaz que estava entre os que dançavam, mostramos o cartão com a indicação do hotel, informamos que éramos do Brasil e ele, muito prestativo, à medida que caminávamos ( pois se prontificou a nos levar até próximo ao hotel), falou de Ronaldinho e Roberto Carlos. Informou que não era o do futebol; era o da "música". Mostrou-me um comércio, meio padaria, meio mercearia que também era espaço de show, onde um cantante turco apresentava músicas de Roberto Carlos das quais ele gostava muito.

Apesar de um pouco apreensivos, o acompanhamos até que ele parou e nos mostrou ao final da rua, o hotel em que nos hospedáramos. Alívio total!

Um comentário:

  1. Otaviano, vc está corado, tranquilo e parece muito feliz. Que bacana!!!!Beijo.

    ResponderExcluir