sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Brasil - Belos e Variados Lugares: Espírito Santo




Espírito Santo é uma das 27 Regiões do Brasil, denominadas Estado. Sua capital - Vitória - é uma ilha, hoje com várias pontes que a ligam ao continente. É um belo litoral.

Quem nasce no Espírito Santo, é chamado capixaba. Na Região Metropolitana de Vitória, encontra-se o Município da Serra, onde muitos trovadores se reúnem. Na primeira semana de Novembro, lá estivemos a convite do organizador do VIII Congresso Brasileiro de Trovadores, Clério Borges. Presidente Acadêmico do Clube dos Poetas Trovadores Capixabas.

Agradavelmente surpresa fiquei com a beleza do lugar, com as trovas e trovadores e com a hospitalidade dos moradores locais.





Chico Prego foi um negro que conseguiu liderar, com alguns companheiros, uma revolta dos escravos , no ES, em favor da alforria.  Na praça, bem em frente à igreja matriz, está esta gigantesca escultura em homenagem a ele.

Esta é uma homenagem ao Psiu Poético e Aroldo Pereira - Montes Claros.
 O grupo de poetas seguiu no ônibus para conhecer a igreja dos Três Reis Magos em Nova Almeida, uma das igrejas do Brasil do tempo da colonização portuguesa.






O retablo esculpido em madeira por indígenas. Nos detalhes, percebe-se a influência da cultura local.














No interior da igraja, um museu com peças encontradas em escavações e outras.

Uma das janelas da igreja emoldura parte da cidade de Nova Almeida e o rio que se dirige para seus mares.




Mais uma janela, esta mostrando a paisagem à frente da igreja.







Nenhum comentário:

Postar um comentário