quarta-feira, 5 de junho de 2013

Uma Semana em Buenos Aires - segundo dia

25 de Maio de 2013 - Domingo

Após farto café da manhã em que me deliciei com os Croissans, além das frutas, iogurte, delicioso creme de queijo, doce de leite... saímos para a missa na Catedral onde o Papa Francisco celebrava os rituais litúrgicos. Catedral é a igreja sede de um bispado.

No domingo de nossa visita quem celebrou foi o vigário da paróquia, Pe. José San Martin.(Foto abaixo)





Todo o exterior da Catedral está em restauração.

Segundo dados da Wikipedia, a Catedral Metropolitana de Buenos Aires localiza-se no centro da cidade, diante da Praça de Maio, na esquina das ruas San Martin e Rivadavia. É a igreja mãe da Arquidiocese de Buenos Aires.
Foi reconstruida diversas vezes, "desde suas origens humildes no século XVI.  O prédio atual é uma mistura de estilos arquitetônicos, com uma nave e um dono do século XVIII e severa fachada neoclássica do século XIV, sem torres."  São colunas, estilo construção grega. Ao alto avista-se a cúpula que lembra a que vemos na Basílica de São Pedro, em Roma. " O interior da Catedral mantém estátuas preciosas do século XVIII, bem como retábulos e uma rica decoração neorenascentista e neobarroca.  No seu interior se localiza o túmulo de José San martin."


Por causa da reforma no exterior, a fachada principal da catedral estava escondida.              A foto acima foi obtida em wikimedia Commons. 

Foi interessante assistir à missa em espanhol, pois nos vêm à lembrança as celebrações em latim. As músicas são cantadas pelo coral e acompanhadas em harmônio. O estilo é gregoriano.


Foto: Graça Rezende

   
Foto: Bilá Bernardes

Altar mor da Catedral de Buenos Aires, logo após a celebração da missa dominical das doze horas.
O piso no interior da catedral é todo em mozaicos formados com pequeninas pastilhas de pedra. Observem que é tão perfeito o desenho que olhando a foto parece tapeçaria.

À saída da catedral, antes da porta principal, há uma imagem do Cristo crucificado que é belíssima, onde os devotos se colocam à frente dela e simulam a cena com braços abertos.

Otaviano fotografado por Graça

.
Ao fundo do arco à esquerda, cena da Via Sacra. Entre a nave principal e as capelas laterais há um largo corredor onde estão estas telas.


À direita,capela com a imagem da Nossa Senhora. A padroeira de Buenos Aires é nominada Nossa Senhora de Lujan.
Três entradas laterais da Catedral em que aparecem, ao fundo, sequência de cenas da Via Sacra. Detalhe para a beleza das colunas, esculpidas em granito.

..
Detalhe artístico do interior da Catedral, onde despontam construções em arcos, teto abobadado, vitral da janela e parte do harmônio, ao fundo.
...
 
Esta é uma das diversas capelas que ladeiam a nave principal.  A tela ao fundo mostra a quem é dedicada a capela e todas têm imagens de Nossa Senhora e/ou Menino Jesus.


.
Detalhe que mostra cena de Jesus caído ao peso da cruz.

Mais uma capela. Pode-se observar o detalhe sobre a coluna, em ouro com detalhe que representa as asas e a cabeça de um anjo.


A imagem aqui é de Menino Jesus de Praga.




Detalhes do teto no corredor entre a nave principal e as capelas, nas duas fotos acima e abaixo.




Pode-se observar a riqueza de detalhes no piso decorado com pequenas pastilhas de pedra que formam mozaicos.


Belíssimo o retáblo do altar central da igreja!



Otaviano, concentrado em sua devoção nem percebeu que era fotografado.


Como não se pode utilizar flash dentro da Catedral, as fotos ficam escuras, mesmo assim mostram detalhes que nos chamaram a atenção e merecem estar gravados.


À direita da saída, há uma lojinha de artigos religiosos. Compramos algumas lembranças e saimos porque já fechavam a igreja.

Ao lado esquerdo da Catedral, fica o Museu Nacional do Cabildo. Cabildo é uma instituição administrativa da América espanhola.  O Museu fica em um prédio histórico na Praça de Maio que já teve várias funções administrativas na época colonial, inclusive de prisão.  Foi nesse edifício que pessoas de várias religiões e classes sociais se uniram para o primeiro passo da independência da Argentina: a Revolução de Maio de 1810. Na visita, pode-se ver telas, esculturas, fotos, documentos e reálias desse período além de textos que contam a história. Otaviano, muito comunicativo, ganhou um livro contendo fotos de documentos - convites e proclamas  de abertura das sessões no Cabildo, além de reproduções das "Actas Capitulares" de 22 a 25 de Maio.
Casa Rosada



Antes da visita ao museu, fizemos fotos da Casa Rosada, sede do governo. Não foi fácil, pois assim como a Catedral e grande parte de Buenos Aires, estava em reforma, coberta por andaimes com entulhos ao seu redor.

No dia seguinte, entretanto,  Graça fez esta bela foto.


Por sugestão de argentinos, seguimos procurando a "Calle Defensa" onde há imensa feira de artesanato e objetos antigos. Lembra o Rastro de Madri. É a Feira de San Telmo, com artigos variados, pessoas alegres, música. Lá encontramos artigos em couro, papel, telas, metais, o famoso doce de leite caramelado. Nos prendeu a atenção, uma coleção de fotografias em papel fosco, com fotos artísticas belíssimas, cujo autor também visita o Brasil. Outros objetos que nos atraíram foram os caleidoscópios cujas imagens são capturadas no local para onde apontam, portanto cenas infinitas. Compramos também uma boneca marionetecujo artesão teve habilidade incrível em manejá-la, o que merecerá muito treino para conseguirmos.

Nosso almoço foi em um café. Escolhemos saladas e fomos surpreendidos com pratos individuais impossíveis de serem comidos todo, apesar de saborosos. O café fica na Praça de Maio também, muito próximo à rua Defensa  e ao museu do Cabildo.


Foto Wikimedia




À noite, fazíamos fotos dos painéis no restaurante, quando chegou um casal de advogados cariocas, Gilberto e Cássia. Logo conversávamos como velhos amigos. Estávamos nos fotografando quando uma criança argentina se ofereceu para fazê-lo. Entreguei-lhe a câmara e ele todo orgulhoso fez três fotos. Duas delas são as que estão a seguir.







Convidei-o a sentar-se para ser fotografado também. Aí está ele.




2 comentários:

  1. Parabéns Bilá e Otaviano pela belíssima viagem.
    Eu costumo dizer que é o melhor investimento que fazemos pois ninguém toma e o único que levamos conôsco quando partimos.
    Já tive a oportunidade de estar em Buenos Aires e guardo comigo todas as emoções vividas! abs, Marli

    ResponderExcluir

  2. Estimados Marli e Márcio, sinceros agradecimentos pela mensagem e cumprimentos. A Buenos Aires de hoje é bem diferente da que conheceram. Problemas econômicos derivados de desmandos governamentais têm provocado desânimo entre as pessoas e muita falta de perspectiva para os mais jovens, principalmente os de camadas inferiores. Vimos pelas ruas moços de boa aparência sob as marquises, desalentados e à mercê da caridade das pessoas. Em que pese tudo isso, Buenos Aires continua com seu clima ameno, inspirando cultura e arte.
    Abraços
    Otaviano e Maria Angélica

    ResponderExcluir