quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Belô Poético - Excursão a Nova Lima e à Mina de Morro Velho




No caminho de entrada para o Centro de Memória Morro Velho, linda casa cercada com cerca de madeira e verde por todo lado. A exclamação geral foi: Que delícia seria passar uns dias hospedada ali!

Na quarta foto, Bilá Bernardes encantada com a floração da bromélia à beira do caminho.

E chegamos ao Centro de Memória:




Junto às bandeiras do Brasil e de Minas Gerais, está a da África do Sul, atual administradora das minas. Esta informação não a tínhamos antes.

 A locomotiva foi o meio de transporte utilizado para levar os trabalhadores da cidade até a mina durante muitos anos. Hoje está nos jardins para lembrar e criar um clima bucólico.

Espaço preservado e bem cuidado desperta exclamações de espanto a cada entrada.

Encantados com a paisagem e a conservação das construções seguimos as explicações dos funcionários do Centro de Memória, tentando aprender o que nos informam.


Um dos cômodos guarda exemplos de pipetas - material utilizado no hospital da mina. Instrumentos  utilizados nas pesquisas, experimentações lembram o trabalho médico que acontecia nesse mesmo espaço onde também funcionava o hospital.

 Na foto acima, a mesa cirúrgica desenhada e construida para o local.

 


 Balança de Precisão usada para pesar o ouro.





Clique nas fotos para visualizar inteira.
Jardins muito bem cuidados e natureza preservada atraem pássaros e insetos diversos.

 Detalhe do jateado da porta. Uma verdadeira renda desenhada no vidro.

Embaixo, a ameixeira foi um atrativo à parte por ser mesa de almoço para lindos e exóticos passarinhos tão pequenos quanto o menor beija-flor e tão coloridos quanto um arco-íris. Infelizmente, quando consegui a foto, já se tinham ido, ficando apenas um que se mistura à folhagem no centro da fotografia.



 Bela igreja ao lado de um dos teatros de Nova Lima.  A acústica do teatro é tão perfeita que todo o público ouve bem sem necessitar que se aumente a voz ou que se use microfones. Muito bom!









Um comentário:

  1. Parabéns pela descriçao primorosa .
    As fotos são otimas e mostram como um bom ajardinamento pode tornar um local, aliás muito diferente da "boca da mina" com seu ar soturno, triste mesmo

    ResponderExcluir