domingo, 17 de maio de 2015

Conhecendo Caraça em Minas Gerais -Brasil


Denominado Porta do Céu, esse é o lugar da paz, da tranquilidade. O clima frio e úmido colabora para respirar esse ar tão puro que encontramos nos passeios pelo parque. A 11 km do páteo principal fica a Pousada do Engenho, bela construção da antiga fazenda, hoje transformada em hotel. Acolhe para dormir e café da manhã. Almoço e jantar inclusos são ao do santuário.

Mais informações em: http://www.serradocaraca.tur.br/serra_do_caraca 








 Canarinhos voam e caminham entre as pessoas.  Sentem -se e estão seguros.



Por isso chamam de espelho d'água. O reflexo fica lindo quando a água é limpa:

Ainda é reflexo. e lembrou-me o poema de Vicente de Carvalho: A Flor e a Fonte que eu declamava quando criança: 


"Deixa-me, fonte! "Dizia
A flor, tonta de terror.
E a fonte, sonora e fria
Cantava, levando a flor.

"Deixa-me fonte, deixa-me, fonte!"
Dizia a flor a chorar:
"Eu fui nascida no monte...
Não me leves para o mar."
(Conheça o poema completo clicando nos links)
Vicente de Carvalho, in Rosa, rosa de amor (1902)



                             






 As gotas do orvalho ficaram presas na teia da aranha.




 A foto panorâmica mostra  o contraste que as nuvens provocam na paisagem



























Flores típicas de nossas matas colorem o parque do Caraça.








Sobre o museu e a história do Caraça, inclusive a história do incêndio, há um vídeo do Terra de Minas no youtube, muito bom.

3 comentários:


  1. De 16 a 17 de maio de 2015, Maria Angélica e eu fizemos ótimo passeio ao histórico Caraça, situado no município de Catas Altas, bem próximo à cidade Santa Bárbara/MG. A história do lugar teve início no ano de 1774, com o português Frei Lourenço, que veio para o Brasil em virtude de perseguição política da parte do rei de Portugal. Aqui recebeu apoio do imperador Pedro II e fundou o instituto Caraça, inicialmente com propóstios medicinais. Em 1820 foi transformado em seminário e se tornou o maior, senão um dos melhores educandários do País. Segundo dados da Wikipédia o Caraça é o nome de um trecho da Serra do Espinhaço localizado nos municípios de Catas Altas e Santa Bárbara, sendo patrimônio de Catas Altas no estado de Minas Gerais, Brasil. Também dá nome ao antigo Colégio Caraça, onde importantes personalidades da história brasileira estudaram. Hoje, o ainda conhecido por Parque Natural do Caraça ou Complexo Santuário do Caraça é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), que abrange toda a região.1 2 3 4 5 6 7 8


    Santuário Nossa Senhora Mãe dos Homens.
    O nome oficial do complexo é o Santuário de Nossa Senhora Mãe dos Homens, mas o Caraça tem esse apelido devido à forma que tem parte da serra, que lembra o rosto de um gigante deitado. A serra forma imenso anfiteatro alongado, com os três picos do morro da Trindade, o da Conceição; ao sul, as serras da Olaria e da Canjerana, a Serra do Inficionado, o morro do Sol, a Serra do Carapuça. Anfiteatro de quatro quilômetros de largura, terreno em leves ondulações florestadas. As águas da bacia descem em belas cascatas das montanhas, como Cascatinha, Cascatona e Bocaina. Tais cascatas se abastecem dos ribeirão do Caraça, águas intensamente ferruginosas. No Caraça há dois lagos, o Tanque Grande, rodeado de bosques, e o Tanque São Luís. O disco de Milton Nascimento, Missa dos Quilombos, foi gravado ao vivo, em março de 1982, nas dependências da Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens.

    ResponderExcluir
  2. MISSA DOS QUILOMBOS - OFERTÓRIO: https://www.youtube.com/watch?v=nsS1CpVv6c0


    Ainda segundo dados da Wikipédia,

    O Colégio se caracterizou por sua seriedade e disciplina. Com períodos de pleno desenvolvimento, mas igualmente com fases de decadência, tornou-se referência do ensino para a elite de todo o Brasil. Dois futuros presidentes da República aí fazem seus estudos - Afonso Pena e Artur Bernardes - e outros tantos ex-alunos se tornaram governadores de estado, senadores e deputados, altas autoridades eclesiásticas.

    No século XIX, o colégio foi visitado pelos Imperadores Dom Pedro I e Dom Pedro II, cujas impressões ainda podem ser vistas no Museu do Colégio ou ainda na Biblioteca.

    ResponderExcluir
  3. Querida Bilah, Minha querida Bilá, estamos próximos de comemorar uma união de quase doze anos. Vivemos momentos incríveis. Sou muito feliz por estarmos completando esta marca histórica para nós e nossos familiares.Já dividimos muitas alegrias e aventuras, como desta foto de nossa viagem a EPHESOS, onde percorremos a rua e lugares por onde andaram Marco Antônio e Cleópatra. Em Santiago do Chile compartilhamos nossa experiência com jovens estudantes daquele País, onde a cultura é primordial. Tivemos algumas tristezas mesmo porque isso faz parte da vida de qualquer casal. Esteja certa que que não há felicidade maior do que poder dividir minha vida com você!

    ResponderExcluir