sábado, 2 de abril de 2011

Coimbra é mesmo a cidade dos universitários



Coimbra é um dos berços das universidades europeias. A título de esclarecimento, a primeira universidade europeia foi instalada em Atenas, na Grécia.

Uma das muitas tradições de Coimbra e seus mais de 100 mil habitantes e cerca de 30 mil univeersitários que frequentam as universidades é a festa da "Queima das Fitas", para comemorar o último dia do ano letivo.

A primeira coisa que fizemos em Coimbra, assim que nos alojamos no Hotel IBIS foi comprar um pacote do Auto Car (ônibus), como o que usáramos em Lisboa da Yellow bus - aqui ao preço de nove Euros - que nos levou aos principais pontos turísticos. Esse pacote deixa o turista livre para descer nos pontos turísticos e reembarcar por 24/48 horas, de acordo com a disponibilidade de cada um.
No ônibus de dois andares, ficamos no andar superior, ao ar livre e vento forte a esvoaçar os cabelos de Maria Angélica. De lá pudemos fotografar e ver melhor a cidade de Inês de Castro, tão decantada por Luiz Vaz de Camões.



É de se destacar que os referidos ônibus Auto Car são equipados com fones de ouvido, com canais em variados idiomas, a livre escolha dos turistas, com descrição dos lugares visitados. Otaviano optou pelo Português. Preferi o espanhol, pois a lingua portuguesa falada em Portugal não é de fácil compreensão para nós brasileiros.

COIMBRA TEM MAIS ENCANTO - MÚSICA DE FERNANDO MACHADO SOARES

A seguir, fotos batidas durante o trajeto, com o ônibus em movimento, na auto estrada que liga Lisboa às cidades de Fátima, Coimbra e Porto, as quais visitamos.



Ainda na auto estrada, mas já visualizando Coimbra.



Ainda de ônibus intermunicipal - de Lisboa a Porto - chegamos à encantadora Coimbra, onde nasceram seis dos reis da 1ª dinastia de Portugal, a começar por Dom Afonso Henrique. .



Na foto abaixo, prédios históricos e centenários de Coimbra.



Na foto a seguir, ponte estreita e centenária de Coimbra.

Na foto abaixo, obelisco em uma das Praças da parte alta de Coimbra, denominada Almedina.



Na foto a seguir, na parte superior do ônibus Auto Car, turistas fotografam prédios e vias históricas de Coimbra.


Na foto a seguir, vista do prédio histórico da Sé Nova de Coimbra.







Faculdade de Farmácia de Coimbra.








Nas fotos abaixo, vistas do aquaduto de Coimbra, nas proximidades do Convento das Irmãs Carmelitas, onde Irmã viveu reclusa por grande parte da sua vida.

I




II



A seguir, a grandiosidade dos pilares do aguaduto

















































Nenhum comentário:

Postar um comentário