sexta-feira, 10 de maio de 2019

Praga - Viagem a Europa 2019 16 04

No dia 15 de Abril de 2019, após visita e almoço na cidade de Dresden - Alemanha, seguimos em direção à capital da República Tcheca - Praga, uma das belas cidades que nos encantaram nesta viagem, conhecida como a cidade das "cem torres".
Chegamos no hotel como previsto, com tempo somente para jantar

Igreja de Nossa Senhora do Loreto
Uma bela fachada com muitos detalhes e belas esculturas.
Dentro histórias e lendas sobre as jóias que as mulheres de nobres doavam.

Foi uma visita rápida, porém rica em detalhes históricos. O guia local é excelente, fala em português claro, mas como ali são guardados tesouros, não se fotografa.

Copiei de um folheto e achei interessante os dados em tcheco e em português:

Poklad v Lorete je vedle pokladu svatovítského nejvetsim charámovým pokladem v ceských zemích.

O tesouro de Loreto é, além do tesouro de São Vito, a maior charam das terras checas.

Em contraste com o tesouro da Catedral, o de Loreto guarda quase exclusivamente obras dos séculos XVI ao XIX.
O ostensório cravejado de diamantes a partir de joias doadas é chamado Sol de Praga - ou Praga do Sol. Em uma das salas ficam telas das principais senhoras que doaram seus tesouros em joia para a igreja.

Para outras informações e imagens, visite http://www.loreta.cz

Quilômetros de passeio a pé por Praga

Casa onde foi filmado Amadeus e onde vivia - no filme - o compositor Mozart.

Chegamos ao famoso Castelo de Praga

Ao fundo avista-se as extremidades de torres da Catedral de São Vito que se situa dentro do complexo com cerca de 70 mil metros quadrados onde encontramos o Palácio Real, a Catedral, belos jardins e uma vila medieval: Rua do Ouro, além de outras dependências. Descobrimos que as casas desse tempo não eram numeradas. A identificação era feita por símbolos. Por exemplo, a casa dos dois sóis.

Fila para entrar no Palácio Real e Catedral de São Vito,depois passamos pela rua do Ouro para nos dirigirmos ao Palácio Wallenstein e seus belos jardins.
A imensa catedral, com seus múltiplos espaços, altares e diferentes estilos, com predomínio do gótico, torna difícil  a seleção de poucas imagens.

Entrada do Palácio Real

Exatamente às 11:10h entramos no Palácio Real e Catedral de São Vito. Almoço só depois de 14h. Nesta viagem, o básico é fazer somente três refeições: café da manhã antes das 8h, almoço à tarde e jantar depois das 20h.

Pátio do Castelo de Praga

O pé direito imenso, mantém temperatura, templo arejado, mesmo não havendo janelas e som que não carece microfones. Acústica planejada.

Muitos belos vitrais que as câmeras não captam em sua beleza e detalhes.

Por quase todo o percurso, olha-se para o alto, tal a riqueza de detalhes na arquitetura e nas esculturas.

Otaviano concentrado nas explicações do guia e nas filmagens pelo celular. Todos recebíamos um audio fone que,mesmo a distância, era eficiente tanto para ouvir as histórias quanto para perceber quando o guia com o grupo se distanciava.

Diversos altares com muitos detalhes, principalmente com fartas folhas de ouro na decoração.

Nos tetos, o realce fica por conta das ogivas simetricamente enfileiradas finalizando a altura das paredes e colunas

Apesar de se encontrarem vários estilos na arquitetura, há predomínio do gótico que embeleza as aberturas, os vitrais e os tetos.

Caminhamos em direção aos espaços administrativos.  Lá além de móveis típicos, há as telas com retratos dos principais governantes nos tempos da monarquia. Alguns desses retratos mostram ascendentes da Princesa Leopoldina do Brasil.

A visita à catedral foi encerrada assim com esta  ida ao espaço histórico da monarquia tcheca, húngara e da austríaca,  também é parte da nossa história - que o guia bem conhece - por causa da princesa Leopoldina.

No pátio esterno desse complexo imenso, a próxima etapa é visitar a vila medieval preservada e que se encontra logo à frente. Está no caminho para a saída.

Vários ângulos da fachada da catedral.

Direcionados à ruazinha do Ouro,
 amostra da Vila medieval dentro do complexo do Castelo, com museus  de armas e mostra de instrumentos de tortura sofridas por que ali era mantido preso.

Caminhos muito estreitos em direção à saída e ao encontro com o grupo para seguirmos até o restaurante. Lá descobrimos que a próxima etapa desta caminhada, já quase 13h, ainda não era almoço. Havia outra visita imperdível dentro do complexo: o Palácio de Wallenstein e seus belos jardins que fizeram esquecer a fome (rs.).

O caminho em direção aos jardins do Palácio Wallenstein, mereceu atenção, fotos, filmagens desde o início, tal o deslumbramento que suscita.

As primeiras imagens dão uma visão ampla da cidade nova de Praga:

O Palácio de Wallenstein se localiza  a 200 metros da  Praça Malostranské,  200 metros da  Ruazinha de Ouro e muito próximo também do. Antigo Palácio Real e Catedral de São Vito (0.3 km). A Basílica de São Jorge  fica a 0.3 km.
Na imagem abaixo, vêem-se as torres da catedral.

As árvores de magnólia floridas encantaram e atraíram nossos olhares e as câmeras de todos.

Decoração nas paredes imitando estalactites e estalagmites.

A saída pelo mesmo caminho da ida, mas uma vista tão encantadora atrái o olho da câmera, à procura de registro de detalhes perdidos e realçados pela iluminação da tarde que já se adianta.

De volta à caminhada que, segundo a guia da Abreu, foi de 13 km, seguimos em direção ao restaurante para o almoço - todos com muita fome. rs.

Após o almoço, retornamos ao passeio da tarde.

Depois do almoço, bem à tarde, nova caminhada pelas ruas estreita, passando pela Ponte Carlos IV e incluindo visita à igreja Nossa Senhora da Vitória, mais conhecida como igreja do Menino Jesus de Praga.

A igreja Nossa Senhora Vitoriosa - ou da Vitória - é onde se encontra a imagem de Jesus Cristo ainda criança, o famoso Menino Jesus de Praga. Fica na mesma região, aos pés do Castelo de Praga, na rua Karmelitská, 9 no bairro histórico Malá Strana, nome que significa bairro pequeno, bairro menor. Muitas casa antigas e palácios não foram destruídos pelas guerra e mantêm-se iguais há séculos.

Segundo a informação do guia, é possível assistir missa em português ali. Também encontramos folhetos com a oração do menino em todas as línguas, para serem levados à vontade. São oferendas dos fiéis.

O guia loca Milan que nunca parece ter pressa, sempre calmo e poderado até para responder quando alguém do grupo reclama que nãoquer caminhar tanto ou não quer sabe de histórias fora da história...

A devoção ao Menino Jesus de Praga tem origem em época de  guerras sangrentas  quando a cidade passava por inúmeras calamidades.  O imperador Fernando II constrói um mosteiro para os padres carmelitas, mas aos religiosos lhes faltava até o essencial para a sobrevivência. Foi quando a princesa Policena Lobkowits lhes oferece a estátua de apenas 48cm reprsentando o menino Jesus coma mãozinha direita em atitude de bênçao e a esquerda portando um globo dourado. Vestia túnica e manto confeccionados pela princesa que considerava a estátua o seu maior tesouro. Em várias ocasiões, após esse presente, perceberam a proteção do Menino, que inclusive salvou a igreja de destruição e, milagrosamente, os religiosos foram socorridos pela população.
Histórias se espalharam, outras guerras, outros períodos de miséria até que um padre de nome Cirilo encontra a imagem abandonada que restaura. Contam que a prosperidade volta e inúmeros benefícios alcançados por intermédio da devoção ao Menino Jesus de Praga fez com que o mundo a conhecesse.

Belíssimo o órgão da igreja

Foto feita por Meire Assunção e enviada através do WhatsApp.  A riqueza dos detalhes é uma mostra do que se encontra no pequeno museu de roupas que fieis enviam de presente para o Menino.
Também foi a Meire quem deu a informação: No primeiro domingo de Junho tem festa mundial em homenagem ao milagroso Menino Jesus de Praga.

Após a visita à Igreja de Nossa Senhora da Vitória onde está a imagem do Menino Jesus de Praga, seguimos em direção à Ponte Carlos IV. A famosa Charles Bridge levou um século para ficar pronta. Sua construção começou em 1357. Por muito tempo, foi a única forma de atravessar sobre o rio  Vltava e passar ao outro lado da cidade.

É decorada por imagens nos dois lados, imagens estas que têm muitas hisórias a se conhecer. Uma delas é do patrono de uma das cidades de MG, São João Nepomuceno, que era natural de Praga.

Ainda temos bondes circulando em várias cidades da Europa central.

Ponte Carlos IV ou Charles Bridge

Enfim chegamos _a Praça Velha, onde vimos o relógio medieval mais famoso do mundo.

Como o ponteiro que tem a mãozinha dourada na ponta já havia passado do três e ainda estava um pouco distante do quatro, resolvemos visitar algumas lojas, procurar um banheiro e tomar um café enquanto esperar o próximo show do relógio. Perdemos a hora e não vimos.