sábado, 18 de maio de 2019

Cambridge - Viagem a Europa 2019 23 04

Cambridge merece uma página só para suas fotos. É um lugar lindo, tranquilo e tem uma magia muito grande no silêncio dos colégios e no badalar dos sinos.

Há várias opções de trem de Londres para Cambridge. São muitos os que residem em uma cidade e trabalham na outra.  São 50minutos de viagem para o trem mais rápido, mas outros podem demorar até 1:30h. Estes são mais baratos.

Também descobrimos que até 9:30h as passagens são mais caras. Após esse horário, ficam mais
em conta e os trens ficam mais vazios.

Optamos por sair da Estação de Liverpool (Liverpool Street), mais longe do hotel, porém mais barata.  Outra opção é a estação King Cross.

Compramos ida e volta para o mesmo dia e o horário da volta não está fixado na passagem. Sendo da mesma empresa, pode-se embarcar a qualquer horário.

 Longo caminho de esteira rolante  até o trem






Fomos recebidos pelo médico geriatra, nosso primo e amigo, Dr. Anielo Greco que iniciou um tour conosco, tour esse que foi brilhantemente realizado junto à Dra Suzana, sua esposa.




Um detalhe interessante nos foi mostrado na escultura que adorna a frente deste College: Não é uma espada às mãos da personagem. É um pé de cadeira. Por várias vezes, tentaram substituir o objeto, mas os alunos voltavam a trocá-la. Renderam-se à brincadeira e o pé de cadeira permanece como curiosidade.











Fomos convidados a almoçar o prato mais típico da Inglaterra, servido em um Pub de portugueses com quem foi possível conversar (rs) e onde encontramos alegria.
Esquecemos de fotografar o Fish and Chips  ou Fish & Chips. O nosso  veio com capricho superior aos que encontramos fotografados na internet. Havia dois tipos de molhos deliciosos acompanhando o peixe (tipo linguado) empanado em uma massa leve feita com farinha e cerveja, bicarbonato de sódio e vinagre. É frito na gordura quentíssima. Acompanha batatas fritas - famosas chips - e ervilhas, além dos molhos - um tártaro e o outro adocicado e picante. Uma delícia!

O serviço no pub

Não existe serviço de mesa nos pubs tradicionais. Você deve ir ao balcão para pedir sua bebida e também, a comida. Seja paciente e espere sua vez, pois os bartenders estão muito atentos à ordem de chegada dos clientes no balcão.
Tudo deve ser pago no momento do pedido. Isso é incrível, pois na hora que você quiser ir embora, é só levantar e ir. A comida é levada na mesa por alguém do bar e você pode deixar os copos e pratos vazios por lá mesmo. Fonte: https://www.almostlocals.com/como-funciona-um-pub-em-londres/ 

 Enquanto aguardávamos o almoço, tivemos uma aula detalhada sobre o funcionamento dos Colleges em Cambridge: 





Depois do almoço, longa caminhada iniciando pelo College St. John, um dos mais antigos e bonitos de Cambridge. Por ele passa o rio CAM, que leva estudantes e turistas em passeios de punto  (*1)  e que tem sua Ponte dos Suspiros, (inspirada na de Veneza e porque, reza a tradição, os alunos passavam por ela "suspirando" ( chorando de tristeza e de alegria) após os exames.
(*1)  Nome dos barcos em Cambridge


O olhar é atraído pelo rio Cam e as gôndolas que cortam os jardins do College.

Rio Cam
e a Ponte dos Suspiros









Detalhe da arquitetura



A visão dos gramados e flores nos jardins remete ao conceito de paraíso. São de um colorido e cuidado deslumbrantes!
Fomos alertados para uma placa que diz: somente estudantes e professores podem caminhar e descansar nos gramados. Visitantes andam pelos caminhos de areia grossa.





A sensação é de estarmos visitando outra época da História da Humanidade.















Stephen Hawking obteve o doutorado na Trinity Hall em Cambridge em 1966, de onde era um membro honorário. 



Quando pensávamos que já tínhamos visto tudo, nos surpreendemos com esses caminhos e nova visão do rio Cam.









O termo "Senado" em relação aos "Colleges " em Cambridge equivale ao nosso "Reitoria" em relação às universidades no Brasil.
Está é a informação no vídeo abaixo.








2 comentários:

  1. Oi, minha querida Bilah, quanta saudade eu sinto de você. Do seu sorriso, da sua alegria, da sua cultura, dos seus encantos pessoais, de tudo que diz respeito a você. Como te amo, menina!

    ResponderExcluir
  2. Eu amo muito a Bilah! E não a esquecerei jamais. Nem perderei a esperança.

    ResponderExcluir